Muitos de nós certamente sem saber, achamos que chás, tisanas e infusões são a mesma coisa.
O objectivo deste artigo é desmistificar alguns destes pensamentos e ajudar na melhor compreensão destes temas.
Chá
O chá é obtido através da infusão de folhas secas, flores ou raízes da planta do chá, a Camellia Sinensis, rica em substâncias antioxidantes como os polifenóis, que atuam na prevenção da hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
Segundo os especialistas existem apenas 4 tipos de chá:
. chá branco;
. chá verde;
. chá preto;
. chá Oolong
Cada um ganha a sua cor em função do processo de oxidação por que passa.
O que diferencia cada tipo de chá são os seus métodos de produção que vão desde a fermentação e à secagem das folhas.
Benefícios do chá
A planta Camellia Sinensis contém flavonoides, antioxidantes que podem ajudar a combater os radicais livres (moléculas produzidas pelas próprias células do nosso organismo, principais causadores das rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento cutâneo), contribuindo assim para a prevenção do aparecimento de cancro, doenças cardiovasculares ou entupimento de artérias.
Chá verde
Composto por flavonoides, ajuda a baixar o colesterol, prevenir o envelhecimento precoce, a diabetes e alguns tipos de cancro. É rico em antioxidantes que evitam a destruição de células por parte dos radicais verdes.
De sabor bastante intenso, o seu nome surge pela sua cor bastante escura. É um chá com bastante teína e por isso aumenta significativamente os níveis de energia do nosso corpo. É uma excelente opção para beber de manhã ou logo a seguir ao almoço.
Beber regularmente chá preto contribui para a redução do colesterol alto.
Chá branco
Produzido da mesma planta que o chá verde, mas as folhas e os rebentos usados na sua produção são retirados da planta ainda jovem e que não sofreram efeitos de oxidação.
Por ser um chá menos processado que o chá verde ou o chá preto, tem maiores quantidades de catequinas, ajudando a reforçar o sistema imunitário e a reduzir a inflamação.
Chá Oolong
É um chá tradicional chinês, que combina as qualidades do chá verde e chá preto.
Um dos grandes benefícios deste chá é a redução do colesterol. Além disso, o seu poder antioxidante, reduz o risco de doença cardíaca, ao favorecer um fluxo sanguíneo favorável.
Como preparar o chá
Existem três formas de preparação do chá:
. Por Decocção – este método é usado em raízes, cascas e talos. consiste em colocar o ingrediente em água fria, levar ao lume e deixar ferver entre 3 a 10 minutos.
. Por Infusão – consiste em colocar água quente em cima da planta e deixar fazer a infusão.
. Por Maceração – método normalmente usado para fazer licores e xaropes. Juntam-se as plantas picadas e amassadas com um pilão, a uma solução líquida (água, azeite, álcool).
5 Benefícios do chá
hidratante – sendo a água um dos principais elementos do chá, o seu consumo ajuda a manter o organismo hidratado o que é fundamental para o cérebro bem como para os rins e fígado.
. anti inflamatório – a presença de polifenólicos, que possuem propriedades inflamatórias, antivirais e antimutagénicas, fazem do chá um antioxidante natural. Ele apenas não destrói e neutraliza os radicais livres, mas também aumenta a imunidade.
. proteje os ossos – o chá tem um teor muito alto de minerais de cálcio, manganês e flúor, todos diretamente ligados aos ossos e dentes fortes.
. imunidade – graças à presença da L-teanina, o chá pode sintonizar as células imunológicas para que atinjam os seus alvos mais rapidamente.. ajudanosproblemas de pele – a presença de antioxidantes no chá, remove os radicais livres, que são os grandes causadores dos problemas de pele. O chá ajuda na esfoliação e retarda a oxidação de células, proporcionando uma pele mais saudável.
Infusões
A infusão designa um processo de preparação de tisanas e chás, que em geral pode ser feita pela imersão de determinada substância aromática em água fria, quente ou a ferver. Quando se fala em infusões, fala-se de: propriedades digestivas, relaxantes e revitalizantes
Diferença entre chás e infusões
Tal como já referido apenas são consideradas chás as bebidas feitas através da planta Camellia Sinensis, para além disso os chás contêm teína.
A teína, é um princípio ativo do chá, muito semelhante à cafeína. Uma chávena de chá contém entre 40 a 50 mg de teína. Quanto mais escuro o chá, maior o seu nível de teína.
Propriedades da Infusões
As infusões podem ser feitas com folhas, sementes, raízes, flores ou plantas inteiras, quer frescas ou secas.
Podem ser utilizadas de diversas formas:
. como tratamento de uma doença ou mal estar
. para ajudar a curar ou a prevenir doenças
. como bebida relaxante e calmante
. para fins culinários
. como promotoras de experiências sensoriais
Como preparar uma infusão?
. use água mineral ou filtrada
. escalde com água quente o recipiente antes de fazer o chá.
. aqueça a água até começarem a aparecer as primeiras bolhas de ar.
. adicione as folhas ou as ervas. Cerca de duas colheres de chá por cada litro de água.
. deixe as ervas imersas entre 5 e 10 minutos num recipiente fechado. Depois coe e beba.
Tisanas
Tisana é uma bebida de ervas feita a partir de diferentes partes de plantas como casca, folhas e flores.
As tisanas são o resultado da infusão simultânea de mais do que um tipo de plantas.
Nas tisanas não se utilizam as folhas da Camellia Sinensis. Em vez disso, utilizam-se outras plantas, que têm finalidades terapêuticas, como aliviar dores, auxiliar a digestão e até emagrecer. A mistura de sabores é mais intensa e é mais forte
A diferença para um chá tradicional, está na combinação entre elas. A bebida mistura uma variedade de plantas com efeitos similares, o que ajuda a potenciar a sua ação, de acordo com o objectivo de quem a toma.
Conclusão
A mera ingestão de chá deixou de ser vista apenas como um acto social, passando ser algo mais.
Bebida quente e de conforto, o consumo de chás e tisanas, é indicado para diversos problemas de saúde. A sua preparação deverá ter em conta o seu objectivo.
Estas bebidas possuem inúmeros nutrientes e melhoram o bem estar do organismo, mas não substituem os tratamentos convencionais.